Mapa do Site

Mitos & verdades sobre o chocolate

O chocolate ajuda ao bom humor

Verdade.
O chocolate contém feniletilamina, uma substância que o nosso cérebro utiliza para produzir serotonina. A serotonina por sua vez é a substância responsável pela sensação de bem-estar que obtemos por exemplo após fazer exercício físico ou quando se está apaixonado. É por isso chamada a “hormona da felicidade”.

O chocolate causa acne

Mito.
É muito frequente atribuir-se ao chocolate o aparecimento ou agravamento do acne mas nenhum estudo científico o comprova. O acne é uma situação cutânea que resulta essencialmente de um aumento da atividade hormonal com aumento da secreção sebácea. O consumo de chocolate não tem qualquer interferência com este processo e portanto não pode ser associado ao acne.

Chocolate provoca a cáries

Mito.
Mais uma vez não há provas científicas de que o chocolate possa causar cáries dentárias. O que os estudos indicam é que, pelo contrário, o chocolate contêm substâncias que podem anular o potencial cariogénico do açúcar que contém. O chocolate é fonte natural de proteínas, cálcio (principalmente se for chocolate de leite) e fósforo, minerais potencialmente protetores do esmalte dentário.

O chocolate é nutricionalmente pobre

Mito.
O chocolate é um alimento de composição muito complexa que contém mais de 300 substâncias químicas diferentes e vários nutrientes necessários ao organismo, dependendo da variedade. O chocolate contém proteínas, gorduras, hidratos de carbono, algumas vitaminas e minerais e ainda antioxidantes que no chocolate preto é em quantidade apreciável.

O chocolate faz aumentar o colesterol

Mito
Estudos científicos demonstram que a gordura presente no chocolate não aumenta os níveis sanguíneos de colesterol. Pelo contrário, os antioxidantes presentes em teores significativos no chocolate preto, podem ajudar a diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

O chocolate ajuda a melhorar a concentração

Verdade
O chocolate fornece energia numa forma muito acessível ao cérebro e contém também teobromina, uma substância da família da cafeína que estimula a concentração. Por esta razão quando precisamos de recuperar energia para continuar um trabalho intelectual, um ou dois quadrados de chocolate pode dar uma ajuda muito interessante.

O chocolate engorda

Depende…
Graças à presença de quantidades relevantes de nutrientes energéticos como as gorduras e os hidratos de carbono o chocolate tem um valor calórico quer pode chegar às 500 kcal/100g. No entanto, estudos científicos recentes vieram revelar que as pessoas que consomem regularmente chocolate têm peso adequado e até ligeiramente mais baixo do que quem não consome.
Consumido com moderação (até 40 g/dia) fornece um valor calórico pouco significativo no dia alimentar total e pode ser uma forma de ajudar a cumprir uma alimentação mais equilibrada e saudável, desde que integrado num estilo de vida ativo.


Voltar